Desvendando caminhos para uma jornada mais significativa

Descubra a importância de se concentrar no cerne das experiências e desafios, guiando-o para uma compreensão mais profunda e enriquecedora.


Anúncio


De forma semelhante ao conselho básico dado aos investidores em ações (compre na baixa, venda na alta), aquele dado aos líderes de novos empreendimentos é igualmente simples e poderoso: Saiba onde está agora, saiba para onde quer ir e verifique continuamente se está fazendo progressos nessa direção. Saber isso e fazer isso não são a mesma coisa.

Uns poucos momentos de reflexão ajudarão a estruturar as respostas iniciais a algumas perguntas de diagnóstico.

1. Quais são as aptidões diferenciadas, únicas, do seu empreendimento? O que a sua empresa faz bem agora?

2. Quais as principais ações que ela realizou para sobreviver? Liste cada uma separadamente.

3. Quais foram as ações ou eventos-chave que estabeleceram as bases para o seu negócio?

4. O que a sua empresa oferece aos clientes que seja claramente distinto da oferta de outras empresas? Qual é a sua vantagem competitiva?

5. Quais das aptidões únicas da sua empresa permanecerão como tais nos próximos anos? Quais não permanecerão?

6. As bases existentes (por exemplo, sistemas, infraestrutura, equipamentos, pessoal) são capazes de sustentar o crescimento rápido?

7. Essas bases poderão dar suporte efetivo para aumentos na produção, nos estoques, no fluxo de caixa, na liderança de cachaça e nas qualificações do pessoal?

8. O que precisa ser feito para criar essa capacidade?

As respostas a essas perguntas são um ponto de partida. Ainda assim, suas respostas iniciais são menos importantes do que as perguntas. Aprender a fazê-las sobre si mesmo, seus associados e seus empregados é vital não só para a sobrevivência da sua empresa como também se tornará para conseguir o crescimento rápido.

Você pode estar pensando, “por que as perguntas são mais importantes do que as respostas?

As oito perguntas sugeridas anteriormente pretendem guiar o seu pensamento. As suas respostas refletem o que você pensa agora. Durante períodos de crescimento rápido, as respostas podem mudar em virtude das atividades dos concorrentes, do comportamento do cliente e de outros fatores ambientais.

A situação da empresa muda suficientemente rápido para que as respostas a tais perguntas durante um trimestre (que serviram para dirigir as decisões e ações durante esse período) são imprecisas ou inadequadas para o trimestre seguinte.

Os gerentes de novos empreendimentos devem vencer a tendência natural a segurar-se a uma resposta como se ela fosse a solução para um problema de matemática. Há muito pouco de rotina no processo de crescimento rápido de um empreendimento.

O sucesso de um novo empreendimento indica que seus gerentes podem aprender, e realmente aprendem, fazendo; eles são espertos e intuitivos. Eles encontraram soluções para problemas associados à fase inicial e à sobrevivência. Esse é o grande ponto forte de uma pessoa empreendedora que é menos comum em gerentes tradicionais que tenham progredido dentro das estruturas de grandes organizações.

É um ponto forte que precisa ser aprimorado e alavancado quando se procura o crescimento rápido. É também uma característica que poucas pessoas têm – e que é especialmente difícil de ensinar. Possuir esse ponto forte e aplicá-lo a novas situações requererá experimentação contínua e aprendizado a partir das suas ações.

Este artigo não lhe ensinará os dez passos a seguir para obter crescimento rápido e lucros. Tais passos não existem. Ele pode ajudá-lo a aprender a partir de suas ações e de suas inações de forma que você possa ensinar a si mesmo como conseguir o crescimento em vendas e nos lucros que você antevê.

Para iniciar o processo, uma estrutura é necessária para organizar a imensa quantidade de informações e as torrentes de ideias que você tem em mente. Nenhum computador é aqui necessário – somente a inteligência que você tem utilizado a cada dia aplicada dentro de uma estrutura que você poderá incorporar à sua vida de empreendedor. A estrutura é chamada de Modelo dos Quatro Quadros.