A importância das demandas do consumidor

Explore a relevância crucial das demandas do consumidor. Descubra como compreender e atender às necessidades dos clientes é essencial para o sucesso empresarial. Navegue conosco pelos caminhos da satisfação do cliente e construa uma base sólida para relações duradouras.


Anúncio


Qual é a necessidade do cliente que o produto ou serviço da empresa satisfaz? Os clientes realmente necessitam desse produto ou serviço? O que aconteceria aos clientes se ele não estivesse disponível? O produto está satisfazendo as necessidades ou os desejos dos clientes? Por que as pessoas estão comprando o produto?

As respostas a essas perguntas não são nem simples nem semelhantes para todos os clientes. Vamos examinar por quê. As necessidades são o resultado de instintos básicos comuns a todos nós, ou pelo menos à maioria. Todos precisamos de alimento. Você pode querer uma pizza enquanto posso querer um sorvete. Ambos os produtos satisfazem a nossa necessidade de alimento.

A maioria das pessoas compra o que quer se relacionar a alguma necessidade geral-uma que possa ser satisfeita por muitos produtos ou serviços diferentes. A maioria de nós quer oferecer um produto que satisfaça uma necessidade anterior não-atendida. Mas, muito provavelmente, nossos produtos satisfazem alguns desejos específicos de uma parte da população que é, ou poderia ser, atendida por outros produtos.

Essa distinção entre desejos e necessidades pode parecer desnecessária. É verdade que muitas pessoas discutem seus desejos como necessidades. “Precisamos de uma nova televisão”. “Ele precisa de roupas novas”. Nesse nível geral, uma televisão ou roupas podem ser uma necessidade que está sendo satisfeita. Mas as pessoas não compram qualquer televisão ou roupa de qualquer loja ou fabricante. Elas compram produtos específicos baseados em um grande número de desejos, alguns dos quais elas pronunciam claramente.

Muitas das razões para uma compra em especial são baseadas em desejos dos quais o consumidor não está consciente; esses são parte do subconsciente do consumidor. Entretanto, os desejos, tanto conscientes quanto subconscientes, dirigem o comportamento na compra. Essa é a razão pela qual as decisões de compra que as pessoas tomam parecem irracionais, especialmente quando os consumidores adquirem o produto de um concorrente que nós acreditamos ser claramente inferior ao nosso.